sexta-feira, 17 de junho de 2011

identidade (tema da festa de jovens do grupo GC) dia 27/28 de agosto de 2011



Quem sou eu? De onde vim e para onde vou?
A grande dúvida dos grandes filósofos de todos os tempos. Dúvida para muitos. Certeza para Jesus.

"...porque sei de onde vim, e para onde vou..." (João 8.14)

Falei anteriormente sobre hipocrisia, a maior doença humana. Ainda bem que existe uma cura eficaz contra essa doença: A verdade.
Somente a verdadade é capaz de nos curar da mentira. A aceitação da verdade, qualquer que seja ela, é um princípio que nos liberta de nossas falsidades. Precisamos saber, enteder e aceitar quem somos nós em verdade. Esse é o processo da cura contra a hipocrisia.

Mas quem somos nós? Quem sou eu? E quem é você?

Existe uma identidade verdadeira? Absoluta? Ou minha identidade é relativa?

Quem as pessoas pensam que você é?

As pessoas, naturalmente formam conceitos sobre nós, e muitas vezes nos classificam com rótulos. Se você perguntar a 10 amigos meus, quem sou eu, eles falarão de 10 Kennedys cada qual um pouco diferente do outro. É um fato inevitável, o tempo todo estamos construindo nossa imagem perante as demais pessoas e ao mesmo tempo, construindo imagens das pessoas que estão ao nosso redor.

Essas imagens tedem a ser parciais e às vezes falsas por se basearem em interpretações livres e pessoais de cada pessoa. As pessoas tinham um conceito errado sobre a identidade de Jesus e até hoje tem. Uns diziam que Ele era Elias, outros diziam que ele era Moisés, outros que Ele era algum profeta desses. Enfim, o povo tinha um conceito errado sobre Jesus. Mas Ele sabia muito bem quem exatamente era. Isso fez grande diferença em seu ministério.

O que as demais pessoas pensam de você não tem muita importancia, desde que você saiba exatamente quem é.

Quem você pensa que é?

Qual o seu conceito sobre si mesmo? Quando você olha no espelho, o que vê?

Essa pessoa que você vê no espelho, é você. (uau, que revelação! sério?) Calma, rsrs, é você de acordo sua auto-imagem. Você sabia que essa imagem que você tem a respeito de si mesmo pode estar errada? Sim, pode estar completamente errada. E com uma identidade falsa, não podemos ser livres da hipocrisia e viver um vida em verdade. A vida que Jesus nos chama para viver.

Quem Deus pensa e diz que você é?

Essa é sua verdadeira identidade. Deus sabe de todas as coisas. Deus te conheçe melhor que você mesmo! Por isso, o conceito que Deus tem a respeito de você, é o que realmente importa. Foi ele quem te criou, Ele te conheçe desde a eternidade. Conhceçe todos os teus pensamentos, o teu levantar o teu deitar. As palavras de sua boca são conhecidas dele, mesmo antes de você falar. Conheçe os teus defeitos e falhas.

"... de longe conheçes meus pensamentos; ainda a palavra não me chegou à lingua, e tu já a conheces toda". (Salmo 139)

Saiba de uma coisa. Mesmo Deus te conhecendo muito bem, Ele ainda te ama. 


Fonte:GereaçãoRenovada

Um comentário: