Dinamicas para jovens cristãos
As dinâmicas são muitas e devem ser sempre praticadas por todos os jovens tanto na igreja quanto nas escolas que também são importantes para o aprendizado dos jovens na sua vida pessoal e profissional, então todos devem procurar algum tipo de dinâmica para poder aprender alguma coisa da vida, pois essa é a principal finalidade das dinâmicas feitas em qualquer local. As igrejas que fazem dinâmicas variadas estão ficando mais cheias de jovens que não querem se afastar da religião, porque quem se afasta da religião pode sofrer mais com alguns pecados que são cometidos com freqüência por quem nem passa na frente da igreja.
Vou dar algumas dicas pra você lider de jovens que gostaria de fazer com seu grupo
A troca de segredos
Por grupocjcParticipantes: todos.
Tempo estimado: 20 minutos.
Objetivo: ressaltar o espírito de família no grupo; solucionar problemas pessoais.
Material necessário: papel e caneta para todos.
Descrição: O coordenador distribui um pedaço de papel e caneta para cada integrante que deverá escrever algum problema, angústia ou dificuldade por que está passando e não consegue expressar oralmente. Deve-se recomendar que os papéis não sejam identificados a não ser que o integrante assim desejar. Os papéis devem ser dobrados de modo semelhante e colocados em um recipiente no centro do grupo. O coordenador distribui os papéis aleatoriamente entre os integrantes. Neste ponto, cada integrante deve analisar o problema recebido como se fosse seu e escrever uma possível solução para o mesmo. Depois de certo tempo, volta-se os papéis para o centro e cada um procura, rapidamente o seu.
Tempo estimado: 20 minutos.
Objetivo: ressaltar o espírito de família no grupo; solucionar problemas pessoais.
Material necessário: papel e caneta para todos.
Descrição: O coordenador distribui um pedaço de papel e caneta para cada integrante que deverá escrever algum problema, angústia ou dificuldade por que está passando e não consegue expressar oralmente. Deve-se recomendar que os papéis não sejam identificados a não ser que o integrante assim desejar. Os papéis devem ser dobrados de modo semelhante e colocados em um recipiente no centro do grupo. O coordenador distribui os papéis aleatoriamente entre os integrantes. Neste ponto, cada integrante deve analisar o problema recebido como se fosse seu e escrever uma possível solução para o mesmo. Depois de certo tempo, volta-se os papéis para o centro e cada um procura, rapidamente o seu.
30 segundos
Por grupocjcParticipantes: de 10 a 30 pessoas.
Tempo estimado: 30 minutos.
Objetivo: estimular a participação de todos os integrantes e evitar a interrupção.
Material necessário: nenhum.
Descrição: o coordenador sugere um tema a ser discutido. Cada indivíduo terá exatamente 30 segundos para falar sobre o assunto, não podendo ser, em hipótese alguma, interrompido. Caso não demore os 30 segundos, deve-se esperar este tempo decorrer. Após isso ser feito por todos o tema deverá ser, finalmente, debatido por todos juntamente. A partir disso, deve-se refletir:
- Sabemos ouvir e respeitar a opinião dos outros?
- Conseguimos nos expressar de maneira clara e objetiva, utilizando argumentos válidos?
Tempo estimado: 30 minutos.
Objetivo: estimular a participação de todos os integrantes e evitar a interrupção.
Material necessário: nenhum.
Descrição: o coordenador sugere um tema a ser discutido. Cada indivíduo terá exatamente 30 segundos para falar sobre o assunto, não podendo ser, em hipótese alguma, interrompido. Caso não demore os 30 segundos, deve-se esperar este tempo decorrer. Após isso ser feito por todos o tema deverá ser, finalmente, debatido por todos juntamente. A partir disso, deve-se refletir:
- Sabemos ouvir e respeitar a opinião dos outros?
- Conseguimos nos expressar de maneira clara e objetiva, utilizando argumentos válidos?
A casa
Por grupocjcParticipantes: todos.
Tempo estimado: de 10 a 20 minutos.
Objetivo: ajudar na conscientização do papel de cada um no grupo.
Material necessário: uma cartolina e pincéis para desenhar.
Descrição: coloca-se a cartolina no centro do grupo e apresenta-se o objetivo: desenhar uma casa. Cada um deve fazer uma parte dessa casa, de modo a representar uma função no grupo. Ao final, avaliar o resultado, buscando ressaltar as diferentes funções e suas importâncias. Mostrar a importância de vários elementos e de cada um ocupar um espaço
Tempo estimado: de 10 a 20 minutos.
Objetivo: ajudar na conscientização do papel de cada um no grupo.
Material necessário: uma cartolina e pincéis para desenhar.
Descrição: coloca-se a cartolina no centro do grupo e apresenta-se o objetivo: desenhar uma casa. Cada um deve fazer uma parte dessa casa, de modo a representar uma função no grupo. Ao final, avaliar o resultado, buscando ressaltar as diferentes funções e suas importâncias. Mostrar a importância de vários elementos e de cada um ocupar um espaço
A construção do boneco
Por grupocjcParticipantes: ideal 6 pessoas, mas pode ser adaptada para mais.
Tempo estimado: 10 minutos.
Objetivo: mostrar a importância da comunicação entre as pessoas.
Material necessário: folhas de papel e canetas.
Descrição: deve-se montar um boneco. Cada pessoa (ou grupo, no caso de muitas pessoas), ficará responsável por fazer uma parte desse boneco. Deverão desenhar uma certa parte do corpo, que será diferente de equipe para equipe. Se preferir, poderá não se dizer que parte deve ser feita, assim teremos várias partes repetidas. Ao final, montar o boneco e analisá-lo:
- o resultado foi bom?
- se estivéssemos vendo as partes que os outros faziam, o resultado poderia ser melhor?
Tempo estimado: 10 minutos.
Objetivo: mostrar a importância da comunicação entre as pessoas.
Material necessário: folhas de papel e canetas.
Descrição: deve-se montar um boneco. Cada pessoa (ou grupo, no caso de muitas pessoas), ficará responsável por fazer uma parte desse boneco. Deverão desenhar uma certa parte do corpo, que será diferente de equipe para equipe. Se preferir, poderá não se dizer que parte deve ser feita, assim teremos várias partes repetidas. Ao final, montar o boneco e analisá-lo:
- o resultado foi bom?
- se estivéssemos vendo as partes que os outros faziam, o resultado poderia ser melhor?
A teia
Por grupocjcParticipantes: cerca de 20 pessoas.
Tempo estimado: 15 minutos.
Objetivo: conhecimento entre os participantes e ressaltar a importância de cada um.
Material necessário: um novelo de linha.
Descrição: as pessoas devem fazer um círculo. Uma primeira pessoa pega o novelo, diz seu nome e faz uma breve descrição de si. Em seguida, segura a ponta da linha e passa o novelo para alguma outra pessoa (de preferência alguém que esteja longe), que deverá fazer o mesmo. Ao final, quando todos já tiverem se apresentado, analisar:
- o que significa a teia formada pela linha;
- o que aconteceria ser alguém soltasse a sua ponta;
- a importância de ter várias pessoas formando a teia.
Tempo estimado: 15 minutos.
Objetivo: conhecimento entre os participantes e ressaltar a importância de cada um.
Material necessário: um novelo de linha.
Descrição: as pessoas devem fazer um círculo. Uma primeira pessoa pega o novelo, diz seu nome e faz uma breve descrição de si. Em seguida, segura a ponta da linha e passa o novelo para alguma outra pessoa (de preferência alguém que esteja longe), que deverá fazer o mesmo. Ao final, quando todos já tiverem se apresentado, analisar:
- o que significa a teia formada pela linha;
- o que aconteceria ser alguém soltasse a sua ponta;
- a importância de ter várias pessoas formando a teia.
Tornando-se objeto
Por grupocjcParticipantes: todos.
Tempo estimado: 20 minutos.
Objetivo: auxiliar no auto-conhecimento e no descobrimento do outro.
Material necessário: nenhum.
Descrição: o coordenador explica que cada um deverá conduzir um pequeno momento de reflexão onde cada um deverá descobrir quais são suas principais características. Em seguida, cada pessoa deverá buscar um objeto (ou apenas imaginar) que possua suas características. Pode-se pedir que enquanto se realiza essa busca, a pessoa pense em um trecho de uma música que lhe seja especial. Depois de voltar ao grupo, pedir para que todos mostrem ou falem qual foi o objeto escolhido, por que esse objeto foi escolhido e qual sua música.
gostaram? espero que sim ..........
se quiserem mais e só deixar comentario que estarei postando..
com maior prazer
bjozzzzz liindos
Tempo estimado: 20 minutos.
Objetivo: auxiliar no auto-conhecimento e no descobrimento do outro.
Material necessário: nenhum.
Descrição: o coordenador explica que cada um deverá conduzir um pequeno momento de reflexão onde cada um deverá descobrir quais são suas principais características. Em seguida, cada pessoa deverá buscar um objeto (ou apenas imaginar) que possua suas características. Pode-se pedir que enquanto se realiza essa busca, a pessoa pense em um trecho de uma música que lhe seja especial. Depois de voltar ao grupo, pedir para que todos mostrem ou falem qual foi o objeto escolhido, por que esse objeto foi escolhido e qual sua música.
gostaram? espero que sim ..........
se quiserem mais e só deixar comentario que estarei postando..
com maior prazer
bjozzzzz liindos
legal vou pegar todas
ResponderExcluirameeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiii