terça-feira, 14 de junho de 2011

dinãmicas para fazer na sua igreja


A viagem

Por grupocjc
Participantes: todos.
Tempo estimado: 15 minutos.
Objetivo: definir sonhos e tomar decisões.
Material necessário: papel e caneta para todos.

Descrição: O coordenador pede para que cada pessoa escreva cinco sonhos pessoais. Em seguida, conta a seguinte história:
“Esses sonhos serão nossa bagagem em uma viagem muito especial, a viagem da nossa vida, iremos para outro país, numa longa jornada.
Com nossos sonhos em mãos e saindo de casa, temos nossa primeira dificuldade: nem todos os nossos sonhos cabem no carro que vai nos levar. Assim, temos que abandonar um. Qual deles seria?
Seguindo viagem, nosso carro quebra e temos que seguir a pé, mas devido ao peso das nossas bagagens temos que deixar outra de lado, ficando somente com três. Qual sonho foi abandonado?
Em nossa caminhada nos deparamos com um cachorro que começa a correr atrás de nós para nos atacar, e para podermos escapar de uma mordida temos que deixar outro sonho, ficando com dois sonhos. Qual sonho ficou para trás?
Após um caminho tortuoso até a entrada no outro país, encontramos uma alfândega onde somos barrados e temos que seguir somente com uma mala, qual sonho deixamos? Qual o nosso maior sonho, que nunca abandonamos?

Possível reflexão: O carro cheio representa a nossa família e ou amigos que nos fazem desistir de alguns sonhos. O peso das malas representa o tempo no qual tentamos realizar esse sonho que pelo cansaço desistimos. O cachorro tem conotação de perseguição, assim como Jesus disse que seus discípulos seriam perseguidos, isso é uma purificação e finalmente a alfândega que significa a porta dos céus, nossa última passagem antes de assumir um único sonho para nossa vida inteira.
Perguntas propostas:
- Qual hora foi mais difícil para abandonar um sonho?
- O que me motiva durante as dificuldades?
- Que retribuição devo esperar se seguir corretamente todos os meus passos nesta viagem?
- Qual a retribuição que Deus deu para mim?


Afeto


Participantes: todos.
Tempo estimado: 15 minutos.
Objetivo: exercitar manifestações de carinho e afeto.
Material necessário: um ursinho de pelúcia.

Descrição: O coordenador explica que cada um deve expressar uma atitude de carinho com o ursinho, por exemplo, um abraço. Assim o ursinho passa de mão em mão para que cada um possa fazer o gesto. Ao final, deve-se pedir para que cada integrante repita o gesto com o integrante a sua esquerda. Depois disso, compartilhar a sensação, positiva ou negativa, do gesto.

Ajudar e ser ajudado



Por grupocjc
Participantes: todos, divididos em duplas.
Tempo estimado: 15 minutos.
Objetivo: colocar-se no lugar do outro, saber ajudar.
Material necessário: vendas, uma por dupla.

Descrição: formadas as duplas, um integrante de cada uma será vendado. Em seguida aquele que não estiver vendado deverá guiar através de palavras o ‘cego’ através do espaço. Se possível, bagunçar o local, colocando cadeiras e outras coisas para dificultar a tarefa. Após algum tempo, inverter os papéis: aquele que estava vendado será guia e vice-versa.
Discussão: Como foi ajudar? Como foi ser ajudado? Sabemos como ajudar quando a pessoa necessita de uma atenção maior?


depois se puderem da uma olhadinha nesse link muuito interessante
história de vida http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2011/03/11/article-1364849-0D8E426B000005DC-605_634x758.jpg&imgrefurl=http://redebichos.ning.com/xn/detail/3060656:Comment:300556%3Fxg_source%3Dactivity&usg=__ZmAxPYMonxWui_D06iMViF9Rq4E=&h=758&w=634&sz=72&hl=pt-BR&start=32&sig2=hP2e-b6V_WNA5q5R3o76Xw&zoom=1&itbs=1&tbnid=GGim6FuElGlwbM:&tbnh=142&tbnw=119&prev=/images%3Fq%3Dajudando%2Bum%2Bcego%26start%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26tbm%3Disch&ei=vLL3TZ-qFcPh0QHy3cWgCw

As velas
Por grupocjc
Participantes: exposta, mas quatro participantes deverão ser previamente instruídos.
Tempo estimado: 10 minutos.
Objetivo: mostrar as diversas reações que podem ocorrer perante fatos.
Material necessário: velas para todos e fósforo ou isqueiro.

Descrição: O coordenador acende sua vela, se dirige a um dos instruídos, acende a vela do outro e diz: “Recebe esta luz, que simboliza a luz de Cristo”. O instruído, com desprezo, olha a vela, apaga-a e diz: “O que eu quero com esta vela? Isto é coisa de Igreja, para crianças, mulheres e velhos. Não quero saber nada disso!”; deixa a vela de lado. O coordenador segue para outro, acende a vela dele e diz o mesmo. Este levanta com a vela acesa anda um pouco, mas logo apaga a vela. O coordenador segue para o terceiro e repete o gesto. O terceiro mantém a vela acesa, mas deixa-a escondida, guardando pra si só. Agora o coordenador se dirige para o último, faz novamente o gesto, mas este reage dizendo: “Obrigado, Senhor, por esta luz em minha vida!”, e acende as velas dos outros.
Mostrar as consequências de cada uma das atitudes e mostrar como isso acontece em nossas vidas
.

Pastilhas na água


Por grupocjc
Participantes: expositiva.
Tempo estimado: 10 minutos.
Objetivo: mostrar as diferentes reações diante de um chamado, ou qualquer situação.
Material necessário: três pastilhas efervescentes e três copos com água.

Descrição: coloca-se uma pastilha diante de cada copo. A primeira permance fora; a segunda é colocada dentro do copo, porém ainda com a embalagem; a terceira é retirada da embalagem e colocada no copo.
Discussão: o que representa a pastilha e o copo? O que representa cada uma das situações?,
Aqui pode-se falar sobre a postura de cada integrante perante o grupo. Há aqueles que não estão presentes (1ª pastilha), aqueles que estão presentes mas não ajudam e nem se deixam ajudar, não se misturam (2ª pastilha), e aqueles que ajudam e se deixam ajudar, misturando-se à água (3ª pastilha).
Leitura bíblica: Mt 13, 1-23


Abração depois posto mais.......
 Que Deus vos abençoe

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